
Decorreu hoje a “Sessão de Apresentação dos Produtos, Processos e Serviços que estão a ser concluídos pelo Consórcio Pacto da Bioeconomia Azul”, uma iniciativa que teve como objetivo divulgar os principais resultados alcançados no âmbito deste importante projeto estratégico nacional.
O evento decorrido no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi organizado pela INOVAMAR, entidade que lidera o consórcio Pacto da Bioeconomia Azul, e que tem vindo a agregar um vasto conjunto de entidades nacionais com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para a valorização sustentável dos recursos marinhos.
Neste evento foram apresentados todos os Produtos, Processos e Serviços (PPS) a serem concluídos pelo Consórcio, garantindo que o Pacto da Bioeconomia Azul está a cumprir com o seu objetivo de impulsionar o desenvolvimento de um novo setor económico industrial de ponta em Portugal, assente na aplicação de biorecursos marinhos em múltiplas indústrias.
Durante a sessão, o Biobanco Azul Português, um projeto transversal (WP9) do Pacto, apresentou a Plataforma Digital do Biobanco Azul Português, uma base de dados online, de acesso público, que centraliza toda a informação relativa às estirpes e espécimes depositados nas coleções marinhas nacionais integradas no projeto.
Como um dos pilares do Pacto da Bioeconomia Azul, o Biobanco Azul Português reforçou o seu contributo essencial para a ciência e para a indústria, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras que valorizam de forma sustentável os recursos marinhos.
O Pacto da Bioeconomia Azul constitui uma das agendas mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se de um consórcio que se constituiu com 83 entidades nacionais e está a investir mais de 130 milhões de Euros no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.
