Coleções

A Coleção de Culturas de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia (LEGE-CC) é um centro de recursos biológicos sediado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), que reúne mais de 1 100 estirpes diferentes de cianobactérias e microalgas, obtidas desde 1991.

A LEGE-CC é membro da World Federation for Culture Collections (WFCC) e da European Culture Collections’ Organisation (ECCO), fazendo também parte da infraestrutura de investigação EMBRC.PT.

A LEGE-CC disponibiliza diversos serviços, nomeadamente o fornecimento de culturas iniciais para fins científicos, académicos e industriais, o isolamento e identificação de organismos, o depósito de estirpes, bem como ações de formação e consultoria.

A Coleção de Culturas Bacterianas MicroEcoEvo (MicroEcoEvoCC) é um recurso microbiológico mantido pelos fundadores e curadores Rodrigo Costa e Tina Keller-Costa no Grupo de Investigação em Ciências Biológicas (BSRG) do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa.

A MicroEcoEvoCC foi concebida em 2010 como uma plataforma destinada a promover o conhecimento sobre simbioses marinhas, apoiando-se em estudos aprofundados de simbiontes bacterianos de hospedeiros eucarióticos presentes em ambientes marinhos naturais e artificiais.

Contém um total de 1 806 estirpes bacterianas, classificadas taxonomicamente por sequenciação do gene 16S rRNA, das quais 102 estirpes possuem genomas completos disponíveis para investigação colaborativa.

A Coleção de Leveduras do IST (IST-Yeasts CC) é um recurso microbiológico integrado no Grupo de Investigação em Ciências Biológicas (BSRG) do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), no Instituto Superior Técnico (IST ou Técnico), da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Esta coleção de culturas de leveduras azuis inclui estirpes de leveduras recentemente isoladas em associação com culturas industriais de microalgas e macroalgas provenientes de ambientes estuarinos e marinhos das regiões de Olhão e Aveiro. Alguns isolados foram obtidos a partir de culturas de microalgas da Algoteca (Faculdade de Ciências, ULisboa).

A Coleção de Culturas de Leveduras Azuis teve início em 2023, no âmbito dos programas de trabalho “Algae Vertical” e “Portuguese Blue BioBank” do projeto “Blue Bioeconomy Pact”.

O S2AQUA-Biobank foi criado no âmbito da Rede Portuguesa de Biobancos Azuis e constitui um repositório de espécimes diversos e complexos que visam promover o desenvolvimento e a inovação no setor da Aquacultura. Inclui uma coleção de bactérias patogénicas, com mais de 100 bactérias isoladas de diferentes espécies de peixes marinhos e com caracterização bioquímica, molecular e genética exaustiva; uma coleção de macroalgas, composta por espécimes recolhidos na costa portuguesa para serem utilizados em estudos de biorremediação; e linhagens celulares derivadas de peixes de espécies relevantes na Aquacultura, com elevado potencial para investigação celular in vitro.

DEEP
BIOBANK

O DEEP-BioBank (DEEP-BB), localizado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal, é composto por uma coleção vasta de fauna bentónica de mar profundo, nomeadamente esponjas e corais (Filos Porifera e Cnidaria), amostradas na sua maioria do Oceano Atlântico, como captura acidental das pescas, ou amostradas em campanhas científicas.

As esponjas e corais são das principais fontes de novos Produtos Marinhos Naturais e de biomateriais (Sílica, Carbonato de Cálcio), que fornecem uma variedade de aplicações no sector
de biotecnologia azul, como a descoberta de fármacos, recursos genéticos marinhos, “gene clusters” , bem como inspiração para biomimética.

A coleção do CCMAR está alojada no Centro de Ciências do Mar do Algarve, conhecido pela sigla CCMAR. Trata-se de um dos principais centros de investigação em ciências marinhas de Portugal, amplamente reconhecido pela excelência da sua investigação a nível europeu.

A sua capacidade científica assenta numa equipa multidisciplinar que integra áreas como biologia marinha, ecologia, oceanografia, ciências do ambiente, biotecnologia, pescas e aquacultura.

A Coleção de Culturas Microbianas do CIIMAR (CM2C) é um biobanco sediado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), criado com o objetivo de reunir estirpes microbianas marinhas com diferentes aplicações biotecnológicas.

Este biobanco integra 400 estirpes microbianas, compostas por bactérias e fungos provenientes de fontes marinhas e ambientais. As estirpes da CM2C foram maioritariamente obtidas na costa atlântica, em águas profundas e interiores de Portugal, incluindo os Açores e a Madeira.

As estirpes foram isoladas a partir de diferentes amostras ambientais, como água do mar, água doce, sedimentos, salinas, macroalgas, esponjas, corais e outros organismos.

O Blue Biobank (UA) está sediado na biblioteca viva do CEPAM-ECOMARE. Mantém macroalgas e diversos invertebrados marinhos. Com especial destaque para colónias de corais duros e moles, anémonas-do-mar e lesmas-do-mar através dos seus sistemas de suporte de vida e estufas localizados na Universidade de Aveiro.

O Blue Biobank colabora com biobancos nacionais e internacionais para promover a descoberta da quimiodiversidade no meio marinho e superar barreiras na investigação e nos negócios ligados ao mar.

A principal função do Banco de Algas de Biotecnologia Industrial (IBAB) é servir como depósito e reserva de estirpes, funcionando como um plano de contingência pronto a ser acionado para a produção de algas da empresa.
O seu principal objetivo é facilitar e otimizar os processos de produção rápida e de aumento de escala, reduzindo o tempo habitual de reinício de um reator de produção industrial de 2–3 meses para apenas uma semana.